Fotografia: Guilherme Cerqueda

Sobre a Sacola

Acreditamos que a melhor maneira de mudar o sistema alimentar e comer melhor é se relacionando diretamente com quem faz a comida.

A internet é uma importante ferramenta que permite que a nossa aproximação com produtores possa ir muito além das feiras.

Tempos atrás muitos dos que faziam comida de modo diferente tinham dificuldade de se aproximar de quem comia, e por isso recorriam a canais que foram se tornando cada vez mais padronizados e concentrados.

Hoje é possível criar sistemas alimentares mais locais e alternativos usando as redes digitais para facilitar a circulação direta de informação e comida.

A Junta Local tem como missão ser uma dessas redes.

Com a Sacola da Junta é possível fazer a feira online e receber tudo em casa no dia da entrega.

Feira

Comprar na Sacola da Junta é como ir ao mercado ou à feira, só que online. A diferença é que você sabe quem são os produtores que participam dela, elas são pessoas que você pode conhecer aqui pelo site, nas nossas redes sociais ou em nossas feiras. Todos os produtos passam por uma curadoria, e nossos produtores trabalham duro, plantando, colhendo, criando, cozinhando e botando a mão na massa, para que eles cheguem até você frescos e deliciosos. Nossos produtores ficam com, no mínimo, 78% do preço final de cada produto, muito mais que em pontos de venda tradicionais.

Na medida certa!

Logo depois que o pedido é feito começa um grande balé! Produtores fazem a colheita, assam suas fornadas, planejam sua produção para fazer a entrega exatamente de acordo com o número de pedidos. Em seguida, eles se mobilizam para deixar o que foi pedido em nosso entreposto, onde tudo será separado e organizado antes de irem para a entrega. Assim não geramos desperdício e conseguimos seguir um modelo bastante enxuto, sem grandes custos com armazenagem e espaço.

Ciclo de entregas

As entregas acontecem sempre em dias pré-determinados. Durante cada ciclo, abre-se uma Sacola da Junta para que pedidos sejam feitos, seguido por um período de produção, preparo e transporte que culmina no dia da entrega. Nossa equipe recebe tudo no entreposto, onde acontece a conferência e triagem dos produtos, com toda segurança e higiene, organizando os pedidos que nossos parceiros logísticos entregarão em diferentes rotas pela cidade. Esse sistema é o que possibilita que todos os princípios da feira - custo baixo, relação direta e muito carinho! - continuem presentes online.

Faça sua parte!

Fazer a feira online através da Sacola da Junta é uma forma de contribuir com os pequenos produtores locais, fortalecer uma cadeia alimentar alternativa e ajudar a todos a evitar exposição e novos contágios da Covid-19. Entendemos que nesse momento essa é a melhor solução para diminuirmos o contato e a aglomeração com o máximo de segurança possível. Seguimos juntos e conectados, na distância, com muito afeto e resiliência!

A Sacola da Junta funciona em dias, horários e entregas em locais pré-determinados. Os pedidos são feitos nos dias que antecedem as entregas. Veja o calendário da Sacola da Junta.

Fotografia: Samuel Antonini

Filosofia e funcionamento da Sacola da Junta

A Sacola da Junta é uma ferramenta essencial na criação de um sistema alimentar feito sob medida para produtores locais, eliminando intermediários, enxugando custos supérfluos, garantindo transparência e trabalhando coletivamente. Se nas feiras é possível conhecer pessoalmente uma seleção de produtores, na Sacola da Junta é possível fazer compras de forma conveniente e constante. Assim como quando você vai na barraca de uma feira você sabe de quem está comprando, na Sacola da Junta você sabe de quem é o produtor por trás daquele produto selecionado.

Para quem produz, a Sacola da Junta proporciona uma plataforma única, de maior alcance e que reúne outros produtores. O produtor decide quanto produz, o que produz e o preço final. Isso é especialmente importante para produtores no campo, que podem cultivar produtos da estação e adaptados ao solo e clima, eliminando a necessidade de agrotóxicos.

Para que o nosso sistema funcione, é necessário ter uma equipe sintonizada e investimentos em tecnologia. Decidido em assembleia com os próprios produtores, chegamos a um percentual arrecadado pela Junta Local que varia entre 15 e 22%. Ou seja, o produtor fica com boa parte do valor que está ofertado, valor este condizente com nossa proposta de relação direta, sem intermediários. Acreditamos que é assim que mudaremos o sistema alimentar. E assim a comida chega até você a preço justo.

A Sacola da Junta também facilita a vida de quem come, reunindo em um só local vários produtores. É importante ressaltar que na Sacola da Junta quem compra não é passivo, mas sim um colaborador no processo de criação de um sistema alimentar local. Por isso é importante lembrar que não funcionamos como um mercado físico ou online tradicional. Um sistema alimentar verdadeiramente local precisa se adaptar à realidade dos produtores.

O modelo da Sacola da Junta também é local. Buscamos levar nossa comunidade de produtores para diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro e também de Niterói. Já chegamos na Zona Sul, Norte, Oeste e no Centro e esperamos em breve conseguir expandir nossa comunidade para mais espaços da cidade e do país.

Veja algumas perguntas frequentes em nossa página de dúvidas → Faça sua Sacola da Junta